Os centros integrados de Educação Pública, mais conhecida como CIEPs foi uma idéia do Leonel Brizola e do professor Darcy Ribeiro. As realidades dos CIEPs no Brasil estão longe do que Brizola pretendia ter criado. A proposta de Brizola e Darcy Ribeiro era de que as escolas pudessem proporcionar aos alunos um ensino de horário integral, com ensino de boa qualidade incluindo alimentação, assistência médico- odontológico, lazer, atividades culturais e banho diário.
As idéias de estrutura para as escolas eram assim:
O CIEP é uma escola que funciona das 8 horas da manha ás 17 horas, com capacidade para abrigas 1000 alunos. Projetado por Oscar Niemeyer, cada CIEP possui três blocos. No bloco principal, com três andares estão as salas de aula, um centro médico, a cozinha e o refeitório, além das áreas de apoio e recreação. No segundo bloco, fica o ginásio coberto, com sua quadra de vôlei/basquete/futebol de salão, arquibancada e vestiários. Esse ginásio é chamado de salão Polivalente, porque também é utilizado para apresentações teatrais, shows de música, festa etc. No terceiro bloco, de forma octogonal fica a biblioteca, sobre ela, as moradias para alunos-residentes.
Hoje alguns dos CIEPs ou foram cedidos á prefeitura outros continuam sob administração do estado, poucos deles ainda possuem horário integral e outros com horário misto.
Entre todas estas escolas o CIEP , Osmar da Rocha Grafulha , inaugurada no ano de 1994 comemora seu décimo quinto aniversario .Localizada no bairro Fragata na cidade de Pelotas sob direção de Gerson Torchelsen, faz a comemoração do aniversario da escola no dia 14 de outubro na escola.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário